Segmentação demográfica, Mídia-out-of-home, campanha de marketing… se você acompanha o blog da Matched, com certeza já entendeu alguns processos de como fazer sua empresa ou franquia crescer. Tudo isso, porém, pode ser desperdiçado se não houver algo que ainda é pouquíssimo utilizado no mundo corporativo: inteligência comercial.
Este processo é essencial para o funcionamento de um negócio, uma vez que o mercado está mudando a todo momento e é preciso que estejamos cada vez mais ligados e conectados com as novidades e com as consequências delas.
Tal dinamismo torna as decisões de como agir cada vez mais difíceis e fundamentais. Sem espaço para erros. Por isso, é necessário buscar informações que auxiliem suas escolhas, para que se diminuam os riscos e você consiga maior segurança em relação às mudanças.
E como fazer isso? Simples: colhendo e analisando os dados que o mercado apresenta. A inteligência comercial exerce um papel essencial neste processo.
O que é inteligência comercial
Podemos resumir este processo com a seguinte palavra: estratégia. Ele funciona como uma análise de mercado para que você entenda o cenário comercial e como age o público-alvo que sua empresa atinge.
Com um mapeamento claro e preciso, você será capaz de identificar potenciais chances de negócios, antecipar ameaças (sejam elas crise na economia ou aumento de concorrências), aprimorar a prospecção da sua empresa e, principalmente, gerar leads mais qualificados.
Essa metodologia visa a otimizar a conversão destes leads para que o retorno financeiro seja bem maior que o investimento feito.
Para conseguir tal resultado, é fundamental realizar pesquisas de mercado, análises, procurar dados interligados ao setor em que seu negócio está inserido. É entender, de fato, como funcionam as outras companhias do seu segmento e como agem os consumidores.
Como ela funciona?
A inteligência comercial é a análise de todas as informações reunidas sobre o consumidor, as empresas que você negocia, as franquias que você assume. Ela serve para compreensão do mercado que seu negócio está inserido e como encontrar oportunidades mais concretas e certeiras.
Por exemplo: as pesquisas de mercado realizadas pela inteligência comercial da sua empresa indicaram que seu produto tem mais aceitação na região Norte que a do Nordeste. Com essa informação em mãos, você irá direcionar seus recursos financeiros para a região Norte. Dessa maneira, você aumenta as chances de um retorno bem melhor.
Outro ponto em que a inteligência comercial é super importante é a manutenção do seu negócio, uma vez que os dados reunidos, colhidos e analisados, servem como uma “previsão” do comércio. Ela identifica e antecipa pontos negativos e possíveis ameaças comerciais, garantindo uma vantagem da empresa perante os problemas.
É claro que para os resultados atingirem um nível próximo do desejado, é preciso que o responsável pela coleta dos dados tenha uma interpretação coerente deles e que faça uma análise que coincida com as necessidades da empresa.
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