O ano de 2020 ficou marcado na história por uma das maiores pandemias que a humanidade já enfrentou, causada pela Covid-19. Como toda crise sanitária, as consequências desta gigantesca tragédia refletiram na economia de todos os países do mundo. De lojas locais até multinacionais, as empresas e redes varejistas sentiram o golpe. Engana-se, porém, quem acredita que todos os setores foram afetados ao extremo. O sistema de franchising está aí para provar o contrário!
Negócios bem estruturados fecharam as portas, milhares de pessoas perderam seus empregos e se encontram em dificuldades financeiras. O novo coronavírus conseguiu derrubar muitos empresários e funcionários. As redes de franquias, entretanto, conseguiram reverter o quadro negativo e obtiveram sucesso durante a pandemia.
Para a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor conseguiu resistir no mercado devido à adoção de controle de custos, foco no consumidor, criação de formatos, e pela variedade de produtos.
Para ilustrar melhor, separamos algumas redes que conseguiram sobreviver de maneira eficaz durante um dos momentos mais caóticos da nossa sociedade.
Dr. Shape
O roteiro da Dr. Shape na pandemia é o que aconteceu com praticamente todas as empresas: com as lojas fechadas, a maior rede varejista de suplementos alimentares viu seu faturamento despencar cerca de 60%.
Com a ativação de clientes pelas redes sociais e um e-commerce melhor elaborado, a empresa reverteu a situação e incrivelmente igualou as finanças que tinha no começo do ano passado.
Gigatron Tecnologia
Com o lockdown instaurado em praticamente todo o Brasil, a economia parou. Para tentar continuar vendendo, muitas lojas voltaram suas atenções para a internet. Com isso, o e-commerce cresceu 145% só no primeiro semestre do ano passado. Quem já utilizava a web a favor do seu negócio, como a Gigatron Tecnologia, conseguiu um caminho mais fácil.
Com 52 franquias espalhadas pelo país, a fornecedora de software para empresas revelou que, durante a pandemia, aumentou em 8% a conversão de seus clientes do segmento alimentício e 3% do varejo.
Via Certa
Com mais de 20 anos de experiência no ramo de educação profissionalizante, a Via Certa obteve números incríveis quando falamos de expansão de franquia: na pandemia, a escola aumentou 50% o número de unidades no Brasil. Atualmente, a empresa possui 46 unidades.
O maior desafio da rede foi se adaptar ao novo modelo de ensino. De portas fechadas, a Via Certa se viu obrigada a implementar um sistema de aprendizado mais flexível. Foi aí que nasceu o Sistema Flex, com aulas on-line.
É claro que os desafios de sobreviver e, principalmente, crescer durante a crise sanitária e econômica que vivemos são gigantescos, mas não é impossível, e o setor de franchisings é uma prova viva disso. Para ajudar os proprietários de redes de franquias, a Matched listou algumas dicas para te ajudar a expandir sua marca com automação da expansão.
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