
Todos querem bons retornos nos investimentos, e não seria diferente ao investir em uma franquia.
No entanto, calcular o retorno de uma franquia (ROI da franquia) não é tão fácil e simples quanto pode parecer.
Vamos começar pelo início, qual é o ROI de uma franquia?
O ROI é um parâmetro para avaliar a eficiência do investimento feito em uma franquia. Normalmente, o ROI é o lucro líquido do empreendimento de franquia representado como uma porcentagem do investimento real que você fez.
Mas qual é o investimento feito em uma franquia? Quando se trata de uma franquia, o investimento não é apenas seu financeiro, mas também o esforço despendido. Algumas pessoas abandonam o seu trabalho 9-5 para administrar seu negócio de franquia em tempo integral.
Dessa forma, quantificar o retorno do investimento na franquia pode ser ainda mais complicado.
Outra coisa que complica o cálculo do ROI de uma franquia é que o lucro pode não ser formado da forma mais rápida. É claro, como qualquer novo negócio, uma franquia pode acabar tendo prejuízo nos primeiros dois ou três meses de abertura. Na verdade, a maioria das franquias leva até 16 meses para sair do vermelho e ainda mais para empatar.
Mas é claro, as franqueadoras apresentam esses números e essa evolução de forma clara.
Como calcular o ROI de uma franquia?
Mais uma vez, descobrir o investimento anual em uma franquia pode ser difícil, se não totalmente complexo. A boa notícia é que é que possível calcular o lucro líquido obtido com sua franquia sem muito trabalho. Use as seguintes etapas para estimar o verdadeiro ROI:
1. Ponha um preço em seu tempo e esforço
Comece com uma estimativa objetiva de quanto esforço e tempo será dedicado a franquia. Se pretende trabalhar 4 horas por dia, quanto avalia a sua hora?
2. Pergunte ao redor
Entender com os franqueados que estão na franquia nos últimos cinco anos ou mais. Quanto vale eles investirem em seu tempo e esforço administrando a franquia? Se eles têm familiares ajudando? Quantas horas eles auxiliam em uma semana? Mais importante ainda, quais fatores pessoais podem interferir em dar tudo de si para a franquia?
3. Custo de oportunidade de capital
Pense sobre: quanto você ganharia se colocasse seu tempo e esforço (e dinheiro) em um investimento mais seguro? Portanto, considere o custo de oportunidade do capital ao estimar o ROI de sua franquia.
4. Justapondo o ROI
Quando se estima o valor de cada investimento, incluindo capital, tempo, esforço e habilidades, aplicado na franquia, é hora de avaliar o ROI de uma franquia que faz sentido para você. Se você ganhar R$ 15.000 com uma franquia anualmente, isso significa que o retorno se equipara quanto alguém que ganha um salário mínimo.
Se você pode ganhar mais com seu trabalho das 9h às 17h ou trabalhando para outra pessoa por menos horas, o que te levaria a investir nessa franquia?
O que é um ROI razoável para uma franquia?
O ROI de uma franquia geralmente varia entre 25% e 50%, ou até mais alto para franquias disruptivas.
Portanto, se o retorno sobre o investimento em uma franquia for inferior a 25%, você tem um grande espaço para melhorias.
Resumindo
Se você pensa em investir em uma franquia, deve ser capaz de estimar o verdadeiro ROI. Para isso precisará coletar dados financeiros que puder de outros franqueados, FDD e do próprio franqueador. Além disso, saiba quanto compromisso pessoal você está disposto a colocar e calcule o valor justo de mercado pelo seu tempo e esforço.
Comments