Automação da Expansão significa ter um “piloto automático” quando você deseja abrir uma unidade em uma nova cidade fazendo a busca, captação, análise e validação de cada ponto comercial que tenha potencial para abrigar a sua marca de maneira ágil, eficiente e o melhor: automaticamente.
Há alguns anos no Brasil um conceito vem ganhando grande destaque e relevância em todos os mercados: automação de marketing. Profissionais e gestores de todos os segmentos enxergaram os benefícios que podem ser obtidos com esse tipo de tecnologia que tem por objetivo apoiar times comerciais na geração de novas oportunidades de vendas. É bem provável, por exemplo, que em sua empresa seja utilizada alguma plataforma que automatiza a jornada de candidatos a franqueados ou mesmo de clientes até o momento da compra no e-commerce. Agora eu pergunto: qual o motivo de não utilizarem uma plataforma de automação da expansão para resolver os desafios dessa área tão importante do varejo?
Ainda pouco conhecido no Brasil mas não menos importante é o conceito de Automação da Expansão. Há muitos equívocos quando o assunto é automatizar a área de expansão e por isso é importante esclarecermos alguns pontos.
Muitos pensam que ao utilizar uma plataforma de geomarketing para realizar estudos sobre as regiões e áreas de expansão estão automatizando seu processo. Apesar dessas plataformas realmente facilitarem a localização das melhores áreas para abrir a próxima unidade, essa é apenas uma das etapas que compõem o dia-a-dia dos times de expansão. Não raramente encontramos times de expansão que são responsáveis pela captação de novos franqueados, identificar as melhores regiões, buscar e negociar os pontos comerciais, validar em comitês de ponto e ainda implementar a nova unidade. Você se identifica com esse cenário? A automação da expansão pode te ajudar a simplificar e automatizar boa parte dos processos envolvidos na busca pelo ponto comercial da sua próxima unidade.
Automação da Expansão significa ter um “piloto automático” quando você deseja abrir uma unidade em uma nova cidade. Com ela é possível fazer a busca, captação, análise e validação de cada ponto comercial que tenha potencial para abrigar a sua marca de maneira ágil, eficiente e o melhor: automaticamente.
Como funciona a automação da expansão:
1 - Identifica automaticamente os critérios de sucesso para implantação de uma nova unidade;
2 - Cria projetos de busca automática de lojas ou galpões que atendam aos critérios básicos;
- custo de ocupação
- área útil
- preço do metro quadrado (R$/m²)
- localização: cidade, bairro ou rua ideal
3 - Valida automaticamente o ecossistema do imóvel:
- demografia da população
- potencial de consumo
- pólos geradores de fluxo
- marcas de sinergia ou de referência
- sintaxe urbana
- fluxo de pessoas a pé
- potencial de rede
- zoneamento na região
4 - Apresenta para seu time um ranking com as melhores lojas ou galpões para que você não perca tempo com o que não interessa
Por que plataformas de automação da expansão têm um desempenho melhor do que corretores imobiliários?
O foco das plataformas de automação da expansão é no real estate comercial. Corretores e imobiliárias, em geral, são generalistas e não têm especialistas na sua necessidade..
Ao invés de você receber uma enxurrada de anúncios via whatsapp dentre os quais você vai ter que “pescar” as poucas oportunidades, com uma plataforma focada em expansão você tem uma lista apenas com as melhores oportunidades pré-validadas para seu time. Além disso, todas as informações que você precisa sobre o imóvel, região, público e consumo estão no mesmo lugar, você não precisa ficar buscando a informação em vários lugares.
Automação da Expansão para aumentar oportunidades de novas unidades
Convencendo candidatos que ainda estão avaliando outras franquias
Quando um candidato chega até você querendo investir em um novo negócio, é bem possível que ele esteja avaliando não apenas a sua franquia mas também outras marcas. Para aumentar o apelo de suas marcas, muitas franqueadoras oferecem como vantagem e valor agregado o suporte na localização do pontos comercial. Se por um lado isso é um critério importante para o franqueado, para a franqueadora pode representar um aumento do custo de expansão. Com uma plataforma de automação de expansão, basta você selecionar a cidade, bairro ou um território específico e o plano de negócios para que o algoritmo te recomende os melhores pontos num piscar de olhos.
Dica de Especialista: Aproveite e crie suas listas antes mesmo da reunião com o candidato e mostre para ele as oportunidades que você já identificou em sua cidade.
Expansão dentro da base
Com a automação da expansão ajudando na busca de pontos comerciais torna-se possível você criar projetos com seus principais mercados-alvo para receber constantemente indicações de pontos comerciais ideais. Como sabemos que o maior desafio da expansão é na localização do ponto, quando você já possui um ponto ideal é muito mais fácil convencer um franqueado satisfeito a abrir uma nova unidade, tornando-o um multi-franqueado.
Identificar oportunidades em cidades-alvo
Sabe aquela cidade que você não tem certeza se tem potencial de receber a sua marca? Faça uma pré-validação de dentro do escritório criando um projeto de busca automática e receba insights e indicação de pontos ideais. Quando encontrar o ponto, selecione seu melhor candidato e abra um novo mercado até então inexplorado!
A Automação da Expansão abre para seu time de expansão diversas possibilidades de escalar seus resultados sem aumentar os custos, permitindo que sua marca alcance todos os mercados que deseja de forma muito mais eficiente.
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