top of page
  • Foto do escritorJuliana Soares

Os erros que devemos evitar na escolha do imóvel comercial

Antes de assinar um contrato de locação ou compra de imóveis comerciais, é importante realizar uma pesquisa aprofundada para evitar algumas armadilhas.

Alguns erros passam despercebidos na hora de encontrar o imóvel comercial e que podem afetar de forma negativa a curto ou médio prazo.


Vamos as armadilhas que não devemos cair:



1. Escolha errada do local


Na verdade, os fatores a serem considerados ao decidir sobre a escolha do local são bastante subjetivos. Além dos padrões de tráfego e da demografia do bairro, existem fatores mais importantes a serem considerados. Aqui estão alguns a considerar:


  • Ecossistema da região;

  • Disponibilidade de espaço de expansão;

  • Acessibilidade ao local, para consumidores e funcionários.


Muitas empresas faliram porque estão localizadas no lugar errado.


2. Limitar a sua pesquisa a listagens públicas


Existem centenas de propriedades incríveis que não estão disponíveis publicamente em sites de listagem. Se você se concentrar apenas em listagens públicas, pode perder muitas oportunidades incríveis de propriedades que podem ser adequadas para o seu negócio. É por isso que é aconselhável que você trabalhe com empresas especializadas. Eles poderão mostrar a você muitas outras propriedades comerciais que não estão listadas publicamente.


3. Fazer uma escolha emocional


Para decisões importantes de compra e locação, como imóveis comerciais, é essencial evitar que suas emoções influenciem suas decisões de compra. Sua compra deve ser estratégica, considerando a localização, o desempenho histórico e o tamanho da propriedade.


4. Avaliação incorreta do espaço necessário


Quando você busca por um novo local para o seu negócio, não negligencie suas futuras necessidades de espaço. Uma coisa é procurar um local que se adapte às necessidades imediatas, outra coisa é planejar um futuro crescimento.

Ter um imóvel maior do que o necessário é melhor do que ficar sem espaço. Por exemplo, em escritórios, se o ambiente estiver superlotado, isso afetará o engajamento e a produtividade da equipe. Portanto, é importante que você considere suas necessidades futuras e faça provisões para crescimento antes de entrar em um contrato de locação comercial.


5. Compra de uma propriedade quando sua empresa ainda é nova


Mesmo que o seu negócio seja a próxima Amazon, Apple ou Facebook, é importante que você mantenha os custos mínimos, especialmente quando o negócio é relativamente novo. Um grande erro que os proprietários de negócios cometem é comprar um imóvel comercial quando deveriam manter o custo operacional baixo. Antes de iniciar a compra de um imóvel, certifique-se de que seu negócio está gerando receita suficiente para se sustentar.


6. Visão geral dos custos contínuos e iniciais


É importante que você leve em consideração todos os custos correntes e futuros em sua decisão de locação ou compra. Deixar de prestar atenção aos custos iniciais e contínuos pode afetar negativamente a contabilidade de sua empresa.


64 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page