top of page
  • Foto do escritorLyncon

Significado e importância de Omnichannel para o varejo

Os mundos online e offline cada vez mais interagem entre si, deixando de ser realidades diferentes para se tornarem parte de um embrião só. E é exatamente este o conceito de omnichannel: unir diferentes canais de comunicação para interligar as duas redes e, dessa maneira, tornar a experiência de compra do cliente muito, mas muito mais satisfatória e prazerosa.


Cada vez mais a palavra omnichannel se torna presente no varejo, pois todo dia que passa, a estratégia deixa de ser algo opcional e passa a ser prioridade para a sobrevivência de um negócio.


Ok, explicamos o conceito, mas que tal entender, de fato, o significado de omnichannel?


O que é omnichannel?


Do ponto de vista da origem da palavra, o prefixo “omni” está relacionado diretamente com “o sentido do todo”. Já “channel”, nada mais é que canal, em inglês. Se juntarmos as duas palavras, encontramos praticamente a descrição da estratégia: “o sentido de todos os canais”.


Essa é uma ótima definição de omnichannel. É conseguir relacionar os canais de comunicação (online e offline) para criar a melhor estratégia de atração e experiência do usuário. Quer um exemplo?


Digamos que você é proprietário de uma loja de materiais de construção. O cliente que entra na sua loja não precisa perder tempo procurando o que quer. Ele simplesmente pode abrir o aplicativo da loja e procurar pelo item ali mesmo, junto a um funcionário. Caso a loja tenha o produto, o consumidor ainda tem a opção de receber o material em sua casa.


Perceba que ele utilizou duas plataformas: a online (o aplicativo) e o offline (o próprio estabelecimento e o funcionário). Com certeza a experiência do cliente foi satisfatória, pela rapidez e pelo conforto.




Por que omnichannel é importante?


Segundo um estudo realizado pela Forrester, uma empresa dos EUA de pesquisa de mercado, 74% dos consumidores são influenciados quando se cria uma sensação de conveniência, opções para comprar como e onde eles quiserem e a facilidade em adquirir o produto. Para se ter noção da importância do omnichannel, somente 26% dos entrevistados afirmaram que são motivados pelo preço.


Ou seja, a esmagadora maioria dos pesquisados precisa dos serviços omnichannel para ter sua experiência de compra atendida.


Tais números não mostram uma aposta de estratégia do mercado, e sim a consolidação de um novo modelo de negócio que preze, principalmente, a experiência de compra do consumidor.


Agora, se você entendeu a importância do omnichannel, mas não tem onde aplicá-la, uma vez que ainda possui só um terreno ou imóvel vazio, indicamos que você leia nosso post sobre Vocação Imobiliária Comercial. Lá, explicamos como este método de análise auxilia o proprietário a identificar qual segmento comercial pode render mais retorno financeiro e tornar o local em um ativo imobiliário.


39 visualizações0 comentário
bottom of page