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  • Foto do escritorEmiliano Machado

ABF, o futuro do varejo brasileiro


O franchising no Brasil teve seu início quando um dos membros fundadores da ABF o Marcelo Cherto e mais 6 amigos se uniram em 1987. Eles acreditavam que o modelo de franquias poderia se tornar um modelo relevante para que novos empresários tivessem acesso ao mercado de maneira organizada e estruturada. Com o intuito de ganhar relevância frente a órgãos de imprensa e formadores de opinião eles buscaram inspiração na IFA (International Franchising Association) e na ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Eles sabiam que com o cartão de visitas de uma associação tudo ficaria mais fácil. Vender mais e melhor já era um mantra no final da década dos 80´.

NOVIDADES E OPORTUNIDADES 2022

No dia 07/04/2022 a equipe MATCHED participou do primeiro encontro pós pandemia da Regional Sul da ABF, reunião presencial na sede do Grupo Lunelli, onde fizemos uma imersão na atualidade do #franchising brasileiro. O momento é de um mercado aquecido pela procura de negócios estruturados e com potencial de sucesso. No encontro foram abordados inúmeros assuntos, alguns são tendência e outros já são pendências para as distintas empresas que fazem o franchising do sul do país acontecer.

  • Seja Local: O Marketing local está funcionando muito bem para que os franqueados engajem com a comunidade na qual estão inseridos;

  • Franqueados felizes: Unidades ativas são uma ótima oportunidade para captar novos franqueados e vender novas unidades da franquia. Sim! Captar leads franqueados nas unidades atuais esta em alta.

  • Franqueadora Escola: A franqueadora pode ser uma escola de franqueados de sucesso (case apprender).


Porque é necessário um realinhamento das expectativas entre Franqueadoras e Franqueados?


  • A revolução do E-commerce esta obrigando a transformação dos modelos de negócio atuais e da relação Franqueador <> Franqueado. Ficou claro que empresas facilitadoras (como aceleradoras) e novas tecnologias (startups) são necessárias para auxiliar as Franqueadoras a terem maior conhecimento sobre a operação dos franqueados.


"No Brasil, 80% dos leads franqueados passivos tem em torno de R$ 200.000 para o investimento total no negócio". Fonte: Portal do franchising

  • O digital tem ajudado a vender mais. Mas, o tempo de retorno da Franqueadora para o potencial cliente é muito alto. É preciso levar em consideração que o google é a principal ferramenta de pesquisa do franqueado, quanto mais rápida a resposta da área comercial maior a retenção do LEAD perante a concorrência.

Departamentos comerciais das franqueadoras demoram em média de 3 a 4 dias para responder a demanda do lead franqueado.

  • Geração e conversão de leads: Os franqueadores tem muitas dificuldades em identificar as verdadeiras qualidades dos leads franqueados.

  • Média de mercado diz que a conversão de LEADS para FRANQUEADOS vai de 1,0% a 3,5% E como está a entrada de LEADS nas franqueadoras?


QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DORES RESSALTADAS PELOS FRANQUEADORES?

  • O processo de avaliação de perfil de franqueados foi colocado em check! Existe uma pergunta que o franqueador não pode deixar de fazer no processo de seleção: Quem vai tocar o negócio da franquia? Vários diretores sugeriram que, quando a resposta do lead for "não sei" é melhor descarta-lo. Resumo da ópera: a franqueadora precisa de parceiros com vontade de crescer e o futuro empresário franqueado precisa lidar com essa responsabilidade diariamente.

  • A franqueadora deve qualificar o franqueado para torná-lo empresário? A resposta foi pragmática, o negócio do franqueador é vender novas unidades da franquia e a responsabilidade do futuro empresário é operar a nova unidade.

  • A pergunta que ficou por responder foi a seguinte: Alguém sabe como o franqueador pode ajudar o franqueado a vender mais?

Reflexão: O grande erro do franqueador é aceitar qualquer franqueado dentro da rede e depois cobrar postura empreendedora. Adir Ribeiro

  • Uma das maiores dificuldades é identificar as verdadeiras qualidades dos leads franqueados. Aqui uma frase chamou a nossa atenção: "O franqueado mente muito para a franqueadora."

QUAIS OS MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS FRANQUEADOS:

  • Mão de obra: em shoppings a operação aos domingos vem se tornando um problema recorrente.

  • No Food-Service de Shoppings a operação dos franqueados funciona muito bem, entretanto na rua onde tem escala os franqueados não performam.

  • Ponto de rua que funciona bem tem que ser destino. Tem que ter uma experiência diferenciada.

  • O franqueado nem sempre recebe o processo redondo, normalmente quando isso acontece não existe metodologia ou tecnologia que resolva.

INSIGHTS:

  • Nichos de potenciais franqueados: Nos EUA ex-esportistas são ótimos franqueados. Ao finalizar sua carreira jovens eles vão explorar novas opções de negócios. São resilientes, gostam de desafios e tem a oportunidade de investir seus ganhos em outras áreas. Em Florianópolis temos o exemplo de Fabricio Werdum (clique aqui)

  • Explorador de concorrentes: As maiores franqueadoras sempre utilizaram o poder das tecnologias de GeoMarketing ao seu favor. Com o uso de ferramentas para espiar a concorrência, você pode receber insights valiosos para vender melhor e otimizar sua estratégia de expansão. É possível, entre outras coisas, descobrir as localizações e os pontos comerciais que atraem mais fluxo de pessoas para sua marca (veja o video).

  • Gestão de territórios: Aumentar a atratividade é importante para franqueadoras iniciantes, a escolha por localizações estratégicas é de suma importância para provocar a tentação do cliente e futuro franqueado (saiba mais).

A Matched disponibiliza uma Plataforma e Consultoria de Geomarketing com insights e oportunidades de negócios em todas as localizações do país. Nosso foco é auxiliar no aumento e qualidade das suas vendas. O diferencial é que oferecemos aos clientes do varejo um banco


imobiliário que aumenta a taxa de conversão nas vendas e implantação das novas unidades.


Vamos expandir juntos? Entre em contato através da nossa página.



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