O franchising no Brasil teve seu início quando um dos membros fundadores da ABF o Marcelo Cherto e mais 6 amigos se uniram em 1987. Eles acreditavam que o modelo de franquias poderia se tornar um modelo relevante para que novos empresários tivessem acesso ao mercado de maneira organizada e estruturada. Com o intuito de ganhar relevância frente a órgãos de imprensa e formadores de opinião eles buscaram inspiração na IFA (International Franchising Association) e na ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Eles sabiam que com o cartão de visitas de uma associação tudo ficaria mais fácil. Vender mais e melhor já era um mantra no final da década dos 80´.
NOVIDADES E OPORTUNIDADES 2022
No dia 07/04/2022 a equipe MATCHED participou do primeiro encontro pós pandemia da Regional Sul da ABF, reunião presencial na sede do Grupo Lunelli, onde fizemos uma imersão na atualidade do #franchising brasileiro.
O momento é de um mercado aquecido pela procura de negócios estruturados e com potencial de sucesso. No encontro foram abordados inúmeros assuntos, alguns são tendência e outros já são pendências para as distintas empresas que fazem o franchising do sul do país acontecer.
Seja Local: O Marketing local está funcionando muito bem para que os franqueados engajem com a comunidade na qual estão inseridos;
Franqueados felizes: Unidades ativas são uma ótima oportunidade para captar novos franqueados e vender novas unidades da franquia. Sim! Captar leads franqueados nas unidades atuais esta em alta.
Franqueadora Escola: A franqueadora pode ser uma escola de franqueados de sucesso (case apprender).
Porque é necessário um realinhamento das expectativas entre Franqueadoras e Franqueados?
A revolução do E-commerce esta obrigando a transformação dos modelos de negócio atuais e da relação Franqueador <> Franqueado. Ficou claro que empresas facilitadoras (como aceleradoras) e novas tecnologias (startups) são necessárias para auxiliar as Franqueadoras a terem maior conhecimento sobre a operação dos franqueados.
"No Brasil, 80% dos leads franqueados passivos tem em torno de R$ 200.000 para o investimento total no negócio". Fonte: Portal do franchising
O digital tem ajudado a vender mais. Mas, o tempo de retorno da Franqueadora para o potencial cliente é muito alto. É preciso levar em consideração que o google é a principal ferramenta de pesquisa do franqueado, quanto mais rápida a resposta da área comercial maior a retenção do LEAD perante a concorrência.
Departamentos comerciais das franqueadoras demoram em média de 3 a 4 dias para responder a demanda do lead franqueado.
Geração e conversão de leads: Os franqueadores tem muitas dificuldades em identificar as verdadeiras qualidades dos leads franqueados.
Média de mercado diz que a conversão de LEADS para FRANQUEADOS vai de 1,0% a 3,5% E como está a entrada de LEADS nas franqueadoras?
QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DORES RESSALTADAS PELOS FRANQUEADORES?
O processo de avaliação de perfil de franqueados foi colocado em check! Existe uma pergunta que o franqueador não pode deixar de fazer no processo de seleção: Quem vai tocar o negócio da franquia? Vários diretores sugeriram que, quando a resposta do lead for "não sei" é melhor descarta-lo. Resumo da ópera: a franqueadora precisa de parceiros com vontade de crescer e o futuro empresário franqueado precisa lidar com essa responsabilidade diariamente.
A franqueadora deve qualificar o franqueado para torná-lo empresário? A resposta foi pragmática, o negócio do franqueador é vender novas unidades da franquia e a responsabilidade do futuro empresário é operar a nova unidade.
A pergunta que ficou por responder foi a seguinte: Alguém sabe como o franqueador pode ajudar o franqueado a vender mais?
Reflexão: O grande erro do franqueador é aceitar qualquer franqueado dentro da rede e depois cobrar postura empreendedora. Adir Ribeiro
Uma das maiores dificuldades é identificar as verdadeiras qualidades dos leads franqueados. Aqui uma frase chamou a nossa atenção: "O franqueado mente muito para a franqueadora."
QUAIS OS MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS FRANQUEADOS:
Mão de obra: em shoppings a operação aos domingos vem se tornando um problema recorrente.
No Food-Service de Shoppings a operação dos franqueados funciona muito bem, entretanto na rua onde tem escala os franqueados não performam.
Ponto de rua que funciona bem tem que ser destino. Tem que ter uma experiência diferenciada.
O franqueado nem sempre recebe o processo redondo, normalmente quando isso acontece não existe metodologia ou tecnologia que resolva.
INSIGHTS:
Nichos de potenciais franqueados: Nos EUA ex-esportistas são ótimos franqueados. Ao finalizar sua carreira jovens eles vão explorar novas opções de negócios. São resilientes, gostam de desafios e tem a oportunidade de investir seus ganhos em outras áreas. Em Florianópolis temos o exemplo de Fabricio Werdum (clique aqui)
Explorador de concorrentes: As maiores franqueadoras sempre utilizaram o poder das tecnologias de GeoMarketing ao seu favor. Com o uso de ferramentas para espiar a concorrência, você pode receber insights valiosos para vender melhor e otimizar sua estratégia de expansão. É possível, entre outras coisas, descobrir as localizações e os pontos comerciais que atraem mais fluxo de pessoas para sua marca (veja o video).
Gestão de territórios: Aumentar a atratividade é importante para franqueadoras iniciantes, a escolha por localizações estratégicas é de suma importância para provocar a tentação do cliente e futuro franqueado (saiba mais).
A Matched disponibiliza uma Plataforma e Consultoria de Geomarketing com insights e oportunidades de negócios em todas as localizações do país. Nosso foco é auxiliar no aumento e qualidade das suas vendas. O diferencial é que oferecemos aos clientes do varejo um banco
imobiliário que aumenta a taxa de conversão nas vendas e implantação das novas unidades.
Vamos expandir juntos? Entre em contato através da nossa página.
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