Bairros de 15 minutos: a fusão do residencial com o varejo.
O Plano Diretor Estratégico (PDE) do Município de São Paulo foi promulgado em agosto de 2014 e abriu o caminho para diversas inovações urbanísticas. O objetivo foi orientar a ocupação imobiliária e a construção de áreas que promovam a dinamização dos passeios públicos. É considerado de fachada ativa aquele espaço que possibilita atividade comercial aberta ao público em geral. Isto é fenomenal para criar bairros de 15 minutos.
Quais são os objetivos das Fachadas Ativas?
• Oxigenar a cidade;
• Estimular Usos Mistos;
• Melhorar passeios públicos;
• Gerar negócios e diversidade urbana;
• Qualificar e dinamizar a vida urbana (segurança, emprego);
• Fortalecer a vida nos espaços urbanos e a interação social;
• Desenhar um novo fluxo na cidade com a dinâmica dos empreendimentos;
• Incentivar a fruição pública.
Quem faz possível a transformação nos bairros?
1) As novas leis de zoneamento e os incentivos fiscais abriram o caminho para que arquitetos e urbanistas desenvolvam sua criatividade para atender necessidades de pessoas em cidades com vários e diferentes ecossistemas.
2) #smartcities: existe uma alta demanda por ecossistemas planejados, inteligentes e comercialmente sustentáveis.
3) #getlocal: o espaço bem utilizado com foco nas pessoas oferece aos residentes das vizinhanças o acesso a moradia, compras, transporte e até áreas verdes.
6 fatores que fazem a diferença no bairro:
escritórios para trabalhar no bairro;
pequenos centros para fazer compras;
ambientes para o cuidado da saúde (física e mental);
escolas e centros de aprendizado;
acesso a agricultura urbana;
espaços de lazer e entretenimento.
Fenômenos imobiliários:
1) Novo Campeche, em Florianópolis - SC
Fenômeno no mapa de valorização de imóveis na cidade. Um loteamento que se tornou o lugar mais procurado da Ilha e que está se preparando para receber todos esses moradores com novos restaurantes, supermercados, shoppings, escolas e que está a 10 min do aeroporto.
2) Outro exemplo é o bairro Belvedere em Belo Horizonte - MG
Onde as montanhas dão o sabor de chegar à janela e apreciar uma paisagem que faz bem aos olhos. Além disso, contam muito para a qualidade de vida comodidades como trabalhar, ter escolas e opções de lazer perto da moradia. Isso implica aumento de demanda por locais onde construir, e o centro-sul da capital já não tem tantos espaço
Conceito de Smart City:
Segundo a união Europeia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
Resumo:
A geografia ideal para a moradia tem uma localização com tudo o que é necessário a uma pequena distância de deslocamento. Aguardem o próximo artigo, vou trazer outros pontos de vista.
Valeu!
Emiliano Machado
Comments