• Juliana Soares

Quais as etapas para me tornar um franqueado?

Comprar uma franquia é um empreendimento emocionante e consiste em várias etapas. É importante observar que antes de você se tornar um proprietário de franquia, o processo de vendas da franquia pode levar de 3 a 6 meses ou até um ano para ser concluído. Além disso, também é importante observar que diferentes franqueadores podem ter diferentes processos para torná-lo um novo franqueado.


Aqui está o processo geral de vendas de franquia que pode ser aplicado à maioria delas:

1. O Primeiro Encontro

Esta etapa é autoexplicativa; quando o franqueador e o potencial franqueado passam a se conhecer. Porém, isso vai além de uma conversa casual sobre a marca e sua candidatura. O encontro envolve uma visão geral da marca, incluindo a história, a missão e os valores da marca.


Nesta fase, o objetivo é criar uma relação entre as duas partes. É fundamental descobrir se vocês compartilham o interesse em trabalhar juntos e alcançar os objetivos e metas estabelecidos.


2. Validação

A próxima etapa do processo de vendas da franquia é ouvir depoimentos de antigos e atuais franqueados. É recomendável que cada candidato à franquia entre em contato com outros proprietários para entender mais sobre suas experiências. Esta é uma ótima maneira de aprender sobre a cultura da empresa e como os outros veem os líderes de franquia e serviços. Em seguida, é uma boa ideia visitar os diferentes locais da franquia.


3. Revisão do Documento de Divulgação de Franquia

A revisão do Documento de Divulgação de Franquia (FDD) é uma parte crítica do processo. Mais importante ainda, você aprenderá sobre as finanças do sistema de franquia e detalhes sobre seu investimento e custos iniciais. O FDD fornece informações sobre a natureza do relacionamento que o franqueado terá com o franqueador e descreve o Contrato de Franquia. Ajuda o franqueado a entender melhor o franqueador.


Como o FDD é bastante complicado e contém detalhes legais, é melhor pedir a um advogado que o oriente ao longo do documento para entendê-lo completamente. Desta forma, fica claro quais são as expectativas do franqueador (e suas obrigações).


4. A Escolha do Ponto

Nessa etapa, o candidato recebe apoio da equipe de vendas da franquia para a construção do negócio. A franquia fornece dados demográficos, mercados-alvo, sugestões de localização de imóveis adequados e assistência em outros aspectos do negócio.

Basicamente, essas discussões abrangem como o franqueado pode alcançar o sucesso.


5. Dia da descoberta da franquia

Evento em que o franqueador reúne interessados na sua franquia para mostrar como ela funciona, quais são as vantagens de ser um franqueado daquela rede. Como o nome sugere, é um dia para que o candidato a franqueado "descubra" aquele negócio.


6. Fechamento

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, você pode contratar um consultor ou consultar seu advogado ou contador para avaliar se a oportunidade é certa para você.

Assinado o contrato, chega a hora de abrir uma empresa. Isso deve ser feito antes da inauguração da unidade, para cumprir obrigações fiscais e trabalhistas.


7. Treinamento

Parte do sucesso da gestão de uma empresa é ter uma base de conhecimento sobre o manual operacional. O franqueador informa sobre o processo de treinamento e o suporte que será fornecido para permitir que você siga os processos especificados no manual.

Essas são as etapas mais comuns para comprar uma franquia. Lembre-se que elas podem variar de acordo com a franquia, mas durante o processo é vital a transparência entre o franqueador e o franqueado.


12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo