top of page
  • Foto do escritorLyncon

Perfil das maiores franquias do Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi criada em julho de 1987. Ela é uma entidade sem fins lucrativos que possui mais de mil associados. Nos últimos anos, franqueadores de todo o país vêm organizando e participando de múltiplas campanhas para desenvolver o sistema no Brasil.


Sem dúvida alguma, a ABF detém um gigantesco prestígio e uma imagem consolidada no mercado. Por isso, potenciais franqueados, é extremamente importante acompanhar o site da ABF para ficar por dentro de tudo sobre as maiores e melhores franquias para investir.


O ano de 2020 marcou a quarta edição do Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil, relatório divulgado pela entidade considera as maiores redes de franquias por número de unidades em operação.


Das marcas participantes do estudo, a esmagadora maioria é de origem brasileira. O levantamento deixou claro que o setor de Serviços e Outros Negócios ampliou 2x sua participação na lista, o mesmo número de Moda.


De acordo com o Perfil divulgado pela ABF, listamos algumas das maiores franquias por unidade. Confira

Saúde, Beleza e Bem-Estar


Neste segmento, O Boticário, Óticas Carol e Óticas Diniz lideram o ranking. Juntas, elas possuem mais de 6 mil unidades espalhadas em todo o Brasil.


Vale destacar, também, que O Boticário é a empresa com o maior número de franquias abertas no ano de 2019, com 3.806 lojas. As duas franquias de óticas, por sua vez, aparecem na 11ª e 16ª posição, respectivamente.

Alimentação


O segmento de alimentação, como não deve ser surpresa para ninguém, é liderada pela maior empresa de fast-food do planeta, o McDonald’s. A rede mostra toda sua força no mercado de franquias com 2.459 lojas ativas e ocupando a 2ª posição no geral.


A AM/PM, tradicionais lojas dos postos Ipiranga, aparece logo atrás, com 2.377. Em seguida, a Cacau Show se faz presente com suas 2.322 unidades ativas. Vale destacar que as três franquias estão atrás somente d’O Boticário na lista geral, ocupando a 2ª, a 3ª e a 4ª posição, respectivamente.


É só escolher a maior e pronto?

É claro que redes com o maior número de franquias abertas estimulam uma sensação de segurança no potencial franqueado. Com um número significativo, elas representam uma estabilidade da empresa no mercado.


Mas escolher alguma franquia dentro do Top 10 não vai garantir o sucesso do seu negócio. Muito pelo contrário. Elas exigem um bom compromisso profissional e determinação.


Sua franquia precisará ir além do nome. Estratégias de marketing, como o Marketing Sensorial e o Omnichannel, são importantes para desenvolver campanhas de geração de leads e conquistar consumidores. Também relembramos que é fundamental investir em Inteligência Comercial para minimizar os erros destas campanhas e otimizar sua receita.

34 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page